sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Escola ensinou a ler e a escutar. Hoje deveria ensinar a ver e a mostrar?



A escola ensinou e continua a ensinar usando a metodologia da exposição oral. A exposição oral constitui uma técnica de comunicação oral que se centra na apresentação de informações sobre um tema, uma questão ou um acontecimento a um auditório presente.

Na consecução de uma exposição oral é importante organizar as informações e destacar os argumentos pertinentes para dar a conhecer ao recetor o tema desenvolvido e convencê-lo da veracidade das afirmações.


A tarefa da escrita obriga a recorrer aos conhecimentos sobre os temas, os destinatários, os tipos de texto e as operações de textualização o que implica o desdobramento desta atividade em três fases: planificação, textualização e revisão.
“Escrever é buscar dentro de nós o que já existe lá dentro”( provérbio árabe).


As cores, as formas e os movimentos ajudam-nos a compreender o mundo. Provocam em nós um constante despertar de imagens, que dão sentido à vida e a tornam mais ou menos agradável.

Para ler o mundo, precisamos de saber decifrar signos, letras, sinais convencionados e imagens. Se ler um texto pode ser, como diz Sebastião da Gama, despir “cada palavra, cada frase, auscultando cada entoação de voz para perceber até ao fundo a beleza ou tamanho do que se lê”, ler uma imagem será também um ato que desnuda o quadro, a pintura, a fotografia, aquilo que o ecrã ou a nossa mente permite “ver”, tendo como preocupação o descobrir, o decifrar ou o interpretar a sua linguagem.

O que as imagens comunicam? A análise da imagem visa compreender as mensagens visuais como produtos comunicacionais.

Na leitura da imagem são mobilizadas não apenas capacidades cognitivas e culturais mas também afetivas e de sensibilidade.

Para  a concretização dessa leitura  é necessário atender à perceção,  à identificação e à interpretação.

A Escola, no tempo atual, continua a usar a expressão oral e a expressão escrita como não poderia deixar de ser, mas já introduziu a leitura de imagens como componente programática de algumas disciplinas. Este comentário foi baseado na leitura de excertos do livro de Português da minha filha que frequenta o 10º ano de escolaridade.

Referências:

Silva, P. e Cardoso, E. (Org.)(2013). Expressões. Português 10º ano. Porto: Porto Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário