Grelha de Observação da imagem Guernica 3D
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Nome da analista
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Fernanda Maria Almeida Fonseca
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Data
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janeiro 2014
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Características da imagem
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Título/nome da imagem
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Guernica
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Tipo de imagem
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Um óleo sobre tela
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Autor
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Pablo Picasso
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Data da criação/produção
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Formato da imagem
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É um painel grande, retangular, pintado a óleo, que mede 350 cm por 782 cm.
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Local de publicação
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Contextualização
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Contextualização histórica
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Em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade de Guernica foi bombardeada pela força aérea alemã, que apoiava o líder fascista espanhol Francisco Franco. Morando em Paris o pintor Pablo Picasso, soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se, tenha saído a inspiração para a produção da sua famosa obra "Guernica", uma denúncia contra a brutalidade da guerra, um grito contra a violência.
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Contexto em que foi apresentada
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Uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra, sob a forma de um vídeo.
O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam provavelmente despercebidos. Esta nova técnica revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação. | ||
Descrição
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Análise descritiva geral
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Nesse enorme quadro Picasso utilizou apenas o preto e o branco e alguns tons de cinza, criando detalhes que impressionam o observador.
A sua composição apresenta três planos significativos: à esquerda, o touro e a mulher com a criança morta nos braços; ao centro, o cavalo e a mulher que transporta a lâmpada; à direita, o incêndio e a mulher que grita. O guerreiro morto no solo ocupa a parte inferior da metade direita. A sensação de tragédia, de dilaceramento e de destruição é chocante. Para exprimir o horror de uma destruição insuportável, Picasso parece reduzir seres humanos e animais a gritos. A postura das mãos, os braços estirados, as bocas abertas e os olhos esbugalhados expressam o horror da morte. A presença de traços verticais em quase todas as figuras mostram a mutilação a que estiveram sujeitas. Vêem-se lâmpadas, mas elas não proporcionam qualquer claridade. A decomposição e a fragmentação dos corpos sugere dilaceração e sofrimento. A cor é triste.
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Analise descritiva pormenorizada /análise simbólica
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Um pouco acima da mãe encontra-se outra figura, o touro que representa brutalidade e fortaleza, pode simbolizar o general Franco. Repare-se que o touro está parado, a abanar a cauda, como se, após um ataque bem-sucedido, recuasse para ver os "estragos feitos no adversário" e se preparasse para o próximo ataque. A presença do touro deve-se também ao fascínio que Picasso sempre teve por touradas, e que aparece frequentemente nas suas obras
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Apreciação
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Mensagem do autor
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Picasso quis assumir o caráter de representante artístico universal na condenação deste ato selvagem. Quis “assinar um manifesto” contra a guerra e a violência. Ao conceber a sua obra a preto, branco e cinza, traduziu os intensos sentimentos que o abalaram na destruição de Guernica e a sua rejeição a tamanha violência. Constituída em estilo cubista, o pintor reproduz nela o povo, os animais e as construções atingidas pelo bombardeio norteadas pela morte. Tem também uma função informativa pois o pintor mostra o horror que foi criado em Guernica.
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Apreciação emocional e estética
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“A experiência estética ativa sentimentos como prazer, alegria, paz, bem como seus opostos. As emoções não possuem formas, são difíceis de definir, dependem diretamente da situação em que o sujeito está inserido”(Funch, 2000).
Olhando para este quadro o sentimento primeiro que nos assiste é de profundo constrangimento, dor e choque perante o horror demonstrado pelas figuras nele representadas, levando-nos a pensar/refletir na destruição que o Homem pode perpetrar.
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Apreciação visual
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Apesar da ausência da cor, é um quadro profundamente expressivo, pois um sentimento de luto percorre esta obra pintada a preto, branco e cinzento como já foi referido. Realça o dramatismo.
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Método utilizado
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Método Estruturalista
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Com base na leitura dos recursos disponibilizados o método usado para “ler” esta obra de arte foi o estruturalista tendo-se feito uma análise semiótica da mesma:
A tarefa do analista é precisamente a decifração das significações que a aparente naturalidade das mensagens visuais implica ( Joly, 2007, p. 47).
O objetivo do método é localizar aquilo a que se pode chamar a unidade mínima constitutiva do ato artístico tal como o lugar, o tempo e a cultura em que foi concebida. “Cabe ao estudioso da arte a função específica da descodificação das mensagens por sinais.” (Argan,1994 , p. 40). “Uma vez que os sinais são significantes, ou seja exprimem-se, o problema da arte está incluído no da comunicação.”( ibidem)
Em jeito de conclusão o símbolo em Guernica é um símbolo do conflito antagónico caracterizado pelo cromatismo contrastado que estabelece sistemas binários de oposição: branco e preto, vida e morte, bem e mal, deus e demónio, vitória e derrota. |
Ref
Referências:
Argan, G. &
Fagiolo, M. (1994). Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Estampa.
FUNCH, Bjarne (2000). Tipos de apreciação artística e sua aplicação na educação de museu.
In: Educação estética e artística: abordagens transdisciplinares. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian.
Joly, Martine. (1994). Introdução à Análise da Imagem,
Lisboa, Ed. 70.
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