sábado, 1 de fevereiro de 2014

Grelha de Observação da imagem Fílmica

 Filme Educativo:
 

Nota Prévia: O uso do filme educativo na sala de aula é uma ferramenta auxiliar do professor pois “a experiência audiovisual exerce uma função informativa alternativa, tornando a realidade mais próxima à medida que permite exemplificar conceitos abstratos, ampliar conceções e pontos de vista, simplificar a compreensão da realidade e estimular a reflexão sobre acontecimentos a partir do contacto com imagens” (Carvalho 1998, citado por Monteiro & Moreira, 2012).

A grelha de observação de imagens fílmicas que elaborei foi construída para aplicação em contexto de sala de aula de forma a atingir os objetivos pedagógicos previamente formulados e subjacentes ao conteúdo programático em causa.

Considero que é um filme útil e oportuno pois constitui uma oportunidade dos alunos do 7º ano compreenderem melhor a tectónica das placas e o vulcanismo a ela associado.

 

Grelha de Observação e análise de imagens fílmicas
Nome da analista (Aluna)
Fernanda Maria Almeida Fonseca
Data
janeiro 2014
Antes de ver o filme- Preparação/Planificação
Antes da visualização do filme o professor tem de proceder à preparação e à planificação:
  • Seleciona e visualiza o filme;
  • Verifica se é adequado ao(s) objetivo(s) a atingir;
  • Prepara as atividades a desenvolver;
  • Constrói materiais pedagógicos de apoio (guião de leitura do filme e grelha de observação).
 
Título do filme
Tectónica de placas e Vulcanismo
Género
Educativo
Realizadores
Ana Gonçalves, Cláudia Botelho, Pedro Teles, Sílvio Carvalho e Susana Fonseca.
Ano
2008
Idioma
Português
Legendas
S/ legendas
Temas (conteúdos programáticos)
Supercontinente Pangeia, Deriva continental, Convergência das placas tectónicas e fenómenos resultantes das mesmas, Tipos de erupções e Vulcanismo Secundário.
Narrativa do filme
Raquel Figueiredo
Durante o filme- Visualização, leitura e análise
Os alunos preenchem a grelha de análise do filme o que os motiva para uma visualização mais proactiva.
Descrição do contexto e das situações
 
O filme tem início com uma  explicação da teoria da deriva continental com o recurso a um modelo animado. É este o mote para a explicação da existência de mais sismos e vulcões em determinadas zonas do globo terrestre que são assinaladas.
Explicação da formação dos oceanos através dos riftes. Existência de zonas de subducção(compreender que o volume da  Terra se mantém constante devido à existência destas zonas).
Existência de vulcanismo intraplaca no Hawai (pontos quentes).
Diferenças entre erupções efusivas e explosivas.
Vulcanismo secundário.
Sequência de imagens de erupções vulcânicas diferentes.
 
Ideias principais
 
- Teoria da Deriva Continental;
- Distribuição geográfica mundial dos vulcões;
- Litosfera;
- Formação dos oceanos;
- Riftes (dorsais médio-oceânicas);
- Subducção;
- Vulcão intraplaca/ interplaca; - Materiais expelidos pelos vulcões;
- Vulcanismo primário – Tipos de erupções vulcânicas (efusiva, mista e explosiva);
- Vulcanismo secundário – fumarolas, geiseres e fontes termais;
 
Palavras-chave
Pangeia; Riftes; Subducção; Erupção Efusiva e Explosiva; Vulcanismo Secundário.
Depois do filme- Debate e Reflexão
Os alunos preenchem a parte da grelha de análise do filme referente à pós-visualização do filme procedendo-se de seguida:
-à apresentação das reflexões individuais;
-à discussão;
-e à conclusão.
O que aprendeste com o filme
 
Do que gostaste mais
 
 
Do que gostaste menos
 
Conceitos chave
 
Sugestões de temas ou de filmes
 
Questões para reflexão
 
 
- Risco dos vulcanólogos;
- Prevenção e previsão dos riscos associados à atividade;
- Sequência das imagens da parte final.
 
 
Referências:
Argan, G. & Fagiolo, M. (1994). Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa.
Joly, Martine. (1994). Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70.
Moreira, J. A. & Monteiro, A (Orgs) (2012). Ensinar e Aprender Online com Tecnologias Digitais: Abordagens Teóricas e Metodológicas. Porto: Porto Editora
Moreira, J. A. & Monteiro, A (2012), Exploração didática de filmes educativos em ambientes virtuais de aprendizagem. Cadernos de pedagogia no Ensino Superior, nº21. Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)
 

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