Nota Prévia: O uso do filme educativo na
sala de aula é uma ferramenta auxiliar do professor pois “a experiência
audiovisual exerce uma função informativa alternativa, tornando a realidade
mais próxima à medida que permite exemplificar conceitos abstratos, ampliar
conceções e pontos de vista, simplificar a compreensão da realidade e estimular
a reflexão sobre acontecimentos a partir do contacto com imagens” (Carvalho
1998, citado por Monteiro & Moreira, 2012).
A grelha de observação de
imagens fílmicas que elaborei foi construída para aplicação em contexto de sala
de aula de forma a atingir os objetivos pedagógicos previamente formulados e
subjacentes ao conteúdo programático em causa.
Considero que é um filme
útil e oportuno pois constitui uma oportunidade dos alunos do 7º ano
compreenderem melhor a tectónica das placas e o vulcanismo a ela associado.
Grelha de Observação e análise de imagens fílmicas
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Nome da
analista (Aluna)
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Fernanda
Maria Almeida Fonseca
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Data
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janeiro
2014
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Antes de ver o filme- Preparação/Planificação
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Antes da visualização do filme o professor tem de
proceder à preparação e à planificação:
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Título do
filme
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Tectónica de placas e Vulcanismo
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Género
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Educativo
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Realizadores
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Ana Gonçalves, Cláudia Botelho, Pedro Teles,
Sílvio Carvalho e Susana Fonseca.
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Ano
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2008
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Idioma
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Português
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Legendas
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S/ legendas
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Temas
(conteúdos programáticos)
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Supercontinente Pangeia, Deriva continental,
Convergência das placas tectónicas e fenómenos resultantes das mesmas, Tipos
de erupções e Vulcanismo Secundário.
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Narrativa
do filme
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Raquel Figueiredo
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Durante o filme- Visualização,
leitura e análise
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Os alunos preenchem a grelha de análise do filme o
que os motiva para uma visualização mais proactiva.
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Descrição
do contexto e das situações
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O filme
tem início com uma explicação da
teoria da deriva continental com o recurso a um modelo animado. É este o mote
para a explicação da existência de mais sismos e vulcões em determinadas
zonas do globo terrestre que são assinaladas.
Explicação
da formação dos oceanos através dos riftes. Existência de zonas de
subducção(compreender que o volume da
Terra se mantém constante devido à existência destas zonas).
Existência
de vulcanismo intraplaca no Hawai (pontos quentes).
Diferenças
entre erupções efusivas e explosivas.
Vulcanismo
secundário.
Sequência
de imagens de erupções vulcânicas diferentes.
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Ideias
principais
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- Teoria da Deriva
Continental;
- Distribuição geográfica mundial dos vulcões;
- Litosfera;
- Formação dos oceanos;
- Riftes (dorsais médio-oceânicas);
- Subducção;
- Vulcão intraplaca/ interplaca; - Materiais
expelidos pelos vulcões;
- Vulcanismo primário – Tipos de erupções
vulcânicas (efusiva, mista e explosiva);
- Vulcanismo secundário – fumarolas, geiseres
e fontes termais;
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Palavras-chave
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Pangeia; Riftes; Subducção; Erupção Efusiva e
Explosiva; Vulcanismo Secundário.
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Depois do filme- Debate e Reflexão
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Os alunos preenchem a parte da grelha de análise
do filme referente à pós-visualização do filme procedendo-se de seguida:
-à apresentação das reflexões individuais;
-à discussão;
-e à conclusão.
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O que
aprendeste com o filme
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Do que
gostaste mais
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Do que
gostaste menos
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Conceitos
chave
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Sugestões
de temas ou de filmes
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Questões
para reflexão
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- Risco dos vulcanólogos;
- Prevenção e previsão dos riscos associados à
atividade;
- Sequência das imagens da parte final.
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Referências:
Argan, G. & Fagiolo, M. (1994). Guia de
História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa.
Joly, Martine. (1994). Introdução à Análise da
Imagem, Lisboa, Ed. 70.
Moreira, J. A. & Monteiro, A (Orgs) (2012).
Ensinar e Aprender Online com
Tecnologias Digitais: Abordagens
Teóricas e Metodológicas. Porto: Porto Editora
Moreira, J. A. & Monteiro, A (2012),
Exploração didática de filmes educativos em ambientes virtuais de
aprendizagem. Cadernos de pedagogia no
Ensino Superior, nº21. Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino
Superior (CINEP)
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