quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estilos de Uso do Espaço Virtual

                    Os estilos são como conclusões sobre a forma como as pessoas agem e são úteis para classificar e analisar comportamentos (Alonso et al, 1994).

Os estilos de aprendizagem não são uma metodologia, não são o mesmo que inteligências múltiplas, não são uma teoria psicológica.

Alonso e Galego (2002) com base nos estudos de Keefe (1998) definem estilos de aprendizagem como traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem.

                

Estilos de Aprendizagem segundo Alonso e Galego (2002)
 
Ativo
Reflexivo
Teórico
Pragmático
Descrição
Valoriza dados da experiência; mente aberta;
entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil.
Atualiza dados, observa,
estuda,  reflete e analisa.
É lógico, estabelece teorias, princípios, modelos;
 Procura  a estrutura, analisa e sintetiza.
Aplica a ideia e faz experiências;
não gostam de teorias.
 
Características principais
 
Animador
Improvisador
Descobridor
Arrojado
Espontâneo
Ponderado
Consciente
Recetivo
Analítico
Exaustivo
Metódico
Lógico
Objetivo
Critico
Estruturado
Experimentador
Prático
Direto
Eficaz
Realista
 

 
Segundo Barros (2009) os estilos de aprendizagem não são mais do que maneiras pessoais de processar a informação, os sentimentos e comportamentos em situações de aprendizagem.
 
Será o exemplo abaixo um estilo de aprendizagem?


 
A aprendizagem no espaço virtual envolve uma série de elementos que passam pelo conceito e pelas características do virtual: o tempo e o espaço, a informação, a interatividade, a capacidade de adaptação, a facilidade de acesso ao conhecimento e a linguagem audiovisual interativa digital, como forma de ambiência de uso da tecnologia.

De acordo com Daniela Barros (2009), sobre como se aprende utilizando os recursos do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influenciam diretamente no processo de ensino e aprendizagem, existem quatro estilos distintos de uso:

- Uso participativo no espaço virtual: considera a participação como elemento central, no qual o indivíduo deve ter a ambiência do espaço.

- Procura e pesquisa no espaço virtual: o elemento central para a aprendizagem é a necessidade de fazer pesquisa on-line bem como procurar informações de todos os tipos e formatos.

- Estruturação e planeamento no espaço virtual: sente a necessidade de desenvolver atividades que valorizem as aplicações para elaborar conteúdos e atividades de planeamento. Essas atividades devem basear-se em teorias e fundamentos sobre o que está sendo desenvolvido.

- Ação concreta e produção no espaço virtual: tem a necessidade de realização dos serviços on-line e de rapidez na realização desse processo.
 
           Comparando-se os estilos de aprendizagem e os estilos de uso do espaço virtual percebe-se que eles se interrelacionam e que os resultados da pesquisa desenvolvida por Barros (2009) demonstraram que ambos tendenciam ao estilo reflexivo. Contudo o perfil do usuário do espaço virtual é alguém que age rapidamente, planifica bem, tem objetivos bem definidos, é participativo, pesquisador, organizado, gere bem a informação selecionando facilmente a que mais lhe interessa e é muito produtivo, mostrando assim que possui características do estilo reflexivo mas também de todos os outros estilos.

A valorização dos estilos de aprendizagem no virtual pode ser um fator determinante das práticas de ensino e aprendizagem, considerando que as possibilidades de interfaces em conjunto com as diversas linguagens e com a ampliação das metodologias, podem atender as preferências dos estilos de aprendizagem discente no virtual e constituírem “um desenvolvedor de todos os elementos de cada estilo”( Barros, 2009)

Sendo assim o processo de ensino/aprendizagem no virtual deve proporcionar um guia didático de planeamento, com objetivos bem definidos, com a orientação das fontes e dos aplicativos a serem utilizados, garantindo a liberdade para a criação e produção pessoal e o trabalho organizado com metas de produtividade.

A procura em otimizar as práticas educativas com a utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta os estilos de aprendizagem dos estudantes, deve caminhar no sentido possibilitar novas formas de aquisição do conhecimento e do desenvolvimento de competências e capacidades nos alunos, de acordo com o que a sociedade atual exige.


Referências:

Barros; D. M. V. ( 2011)  Estilos de Aprendizagem e o uso das Tecnologias.

Barros, D. (2009). Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual. Inter-Ação 34 (1): 51-74, jan./jun. 2009. Rev. Fac. Educ. UFG.
 

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