O Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK) é uma metodologia para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva num ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia.
A metodologia TPACK argumenta que uma integração efetiva da tecnologia para ensinar um conteúdo ou assunto específico requer entendimento e negociação entre os três seguintes componentes: Tecnologia, Pedagogia e Conteúdo como se pode observar no diagrama seguinte:
A formação dos professores em tecnologia por si só não será suficiente se o professor não estiver predisposto ou não souber, usar as novas ferramentas TIC num contexto relacional e transacional entre os três componentes sugeridos pela estrutura do TPACK.
Um professor capaz de negociar essas relações possui uma competência diferente, mais ampla que o conhecimento de um especialista de uma disciplina ou que um especialista em tecnologia ou que um especialista em ensino.
Tratando-se de um quadro exigente, esta metodologia, está a tornar-se mais popular como um método de organização para programas de desenvolvimento profissional, tecnológico e educacional para professores e será, quiçá, a ideal para os "apetrechar" de forma a poderem integrar a tecnologia nas suas práticas educativas.
Referências
Archambault,
L., & Crippen, K. (2009). Examining TPACK among K-12 online distance
educators in the United States. Contemporary Issues in Technology and
Teacher Education, 9(1), 71-88.
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